Este blog tem o intuito de relatar e trocar experiências vividas por nós no estágio de gestão escolar, assim como, compartilhar com outras pessoas cada momento desta nossa caminhada rumo a contrução da práxis.

domingo, 2 de outubro de 2011

A Escola e a Lei de Diretrizes e Bases

Analisamos as condições da escola, através dos dados oferecidos pelos funcionários administrativos e fizemos uma comparação necessária com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
A escola oferece as modalidades de ensino fundamental, com duração de nove anos e a educação de Jovens e Adultos (EJA). Na LDB, esses direitos são ofertados e estão no Titulo III, Art. 4°, Parágrafo VI e VII, seção III – Art. 32°. 
Durante a conversa com os integrantes da escola, podemos saber que muitas crianças da escola, não contam com o interesse por parte de seus pais, pois os mesmo não comparecem na escola para saber do rendimento de seus filhos. Sobre isso a Lei diz, no Titulo II – Art. 2°, que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Além disso, os problemas da escola não escaparam dos relatos dos funcionários, o que só retratou a realidade encontrada nas escolas Brasileira, no qual os próprios fazem além de suas atividades normais, também auxiliam em outras atividades, como: Porteiro, faxineiro. A escola está trabalhando em estado emergencial, porém se esforçam bastante para cumprir o que é determinado pela lei e para garantir aos seus alunos um ensino de qualidade.
Estamos em fase de preparação para o projeto de intervenção e acreditamos que estas e outras informações colhidas na escola, nos ajudarão nesse processo tão importante de construção.

3 comentários:

  1. Muito legal a análise! Parabéns ao grupo!! Vamos em frente!! Abraços.

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  2. Concordo plenamente com suas palavras e ainda acrescento que podemos realmente perceber na realidade da escola visitada o descaso das Políticas Publicas para a educação, pois não basta apenas implementar leis, precisa-se que haja uma fiscalização nas escolas como um todo (assim como fazem com as leis de transito), pois não se deve deixar tudo nas mãos dos professores, por que por mais que eles se dediquem a cumprir com seu trabalho, precisamos do apoio maior, de quem está no poder, para dar mais visibilidade e força á essas leis educacionais.

    Ass:. Amanda Renata

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